terça-feira, 3 de setembro de 2013

Idealismo X Racionalismo

No século XVIII surge na filosofia a corrente chamada de idealismo, considerando o conhecimento fundado em ambas: razão e experiência. O filósofo idealista, Immanuel Kant (1724 - 1804), que propunha que o conhecimento é construído a partir de juízos universais, derivados da razão e da experiência sensível. Superando a polêmica o idealismo entende que o conhecimento é constituído de matéria e de forma. A matéria são as próprias coisas que são percebidas pelos sentidos; e a forma são os seres humanos, que descobrem pela razão as relações entre essas coisas.
O grande mérito de Galileu foi o de contribuir para abalar os "inquestionáveis", aliando em sua prática na criação do conhecimento certo empirismo - e racionalismo.
Os racionalistas atribuem grande valor à matemática como instrumento de compreensão da realidade, por se tratar de um bom exemplo de conhecimento assentado integralmente na razão. A mente humana é, no racionalismo, o único instrumento capaz de chegar à verdade. O filósofo e matemático René Descartes (1596 -1650) foi um dos grandes pensadores racionalistas e recomendava: "nunca devemos nos deixar persuadir senão pela evidência da razão". Os racionalistas consideram a experiência sensorial uma fonte de erros e confusões na complexa realidade do mundo



Um comentário: